O painel de um domínio do Plesk possui diversas opções para seu gerenciamento que serão abordadas neste artigo.
Na opção "Acesso a hospedagem web" você pode configurar e alterar informações como:
Usuário Administrador:
Cliente:
Através da opção "Acesso FTP" será possível gerenciar os usuários FTPs.
Nesta opção, é possível realizar a criação, edição e exclusão dos usuários FTP.
Caso você trabalhe em seu site juntamente com outra pessoa ou com subdomínios de um host para outros usuários, você pode criar contas de FTP separadas para essas pessoas.
Ao clicar em "Adicionar uma conta de FTP" você terá seguintes opções:
Nome da conta de FTP - Será a conta que você irá logar no FTP.
Diretório Base - Nesta opção você pode especificar as pastas que esse novo usuário vai poder visualizar e modificar.
Para remover um usuário você deve selecionar o usuário e após isso clicar em remover, onde uma caixa de texto irá se abrir sobre a certeza da exclusão da conta.
Nesta área é definida as configurações de hospedagem de website e selecionado os recursos disponíveis em seu site.
Você pode alterar as seguintes configurações:
Nesta opção você conseguirá mudar a raiz de seu site.
Selecionar redirecionamento para seu domínio com ou sem www.
Com essa opção ativa, você terá a opção de escolher para onde redirecionar seu domínio com opções de mostrar ou não para onde esta sendo redirecionado seu endereço de domínio.
Seu domínio não ficará direcionado em nossa estrutura.
Você poderá selecionar o certificado instalado e escolhido para seu website, utilize o protocolo SSL que codifica todos os dados e transfere-os por uma conexão segura. Para empregar o SSL, instale um certificado SSL no local e depois selecione na aba especifica.
Especifique quais linguagens de programação pelo qual os scripts devem ser interpretados, executados ou processados pelo servidor web. Escolhendo o suporte a cada uma delas como citado a cima.
A página de "Configurações PHP" exibe a configuração do PHP para o site. Estas configurações são específicas para o site e não afetam outros sites da assinatura.
Nesta configuração é possível a realização de personalizações em suas variáveis (Configurações de desempenho, comuns e diretrizes adicionais) e na versão do PHP a fim de se obter uma melhor performance para seu domínio.
A configuração personalizada do PHP pode ser utilizada, por exemplo, para limitar o consumo de recursos do sistema por scripts do PHP ou para atender aos requisitos de um determinado aplicativo da web. Ao estabelecer um parâmetro para o valor Padrão, o PHP irá usar o valor do parâmetro da configuração PHP de todo o servidor.
A opção de configuração do nginx e do Apache é utilizada para especificar as configurações do servidor da internet Apache para este site.
A configuração Apache customizada é útil, por exemplo, quando você deseja usar um novo tipo de arquivos de índice no seu site ou para associar um determinado tipo MIME com determinadas extensões de nome de arquivos. Se o Apache estiver executando com o nginx como servidor frontend, você também poderá especificar as configurações do nginx nesta página.
Caso você possua permissões de administrador e não for possível encontrar configurações específicas nas disponibilizadas em tela, é possível a inclusão de diretrizes adicionais para a configuração do nginx e do Apache.
Opção de associar extensões de arquivos com tipos de arquivos para que sejam customizadas essa relação.
Clique em "Inserir valor customizado" para adicionar as informações de customização.
Opção para definir como determinadas extensões serão processadas quando forem solicitadas
Clique em "Inserir valor customizado" para adicionar as informações de customização.
Opção para bloquear certos hosts e redes para acessos a seu domínio.
Clique em "Inserir valor customizado" para adicionar as informações de customização.
Opção para liberar certos hosts e redes para acessos a seu domínio.
O serviço do Apache irá procurar especificamente pelos arquivos aqui adicionados.
Clique em "Inserir valor customizado" para adicionar as informações de customização.
Adicionar nas caixas de texto abaixo as diretivas não encontradas acima, e que você deseja adicionar, anulando as configurações padrões do servidor e substituindo as mesmas.
Caso utilize nginx para tratamento anterior ao apache, ao desligar essa opção você deixará que o Apache trate todas as requisições, sem a otimização das paginas estáticas das não estáticas.
Especificar um arquivo para ser tratado pelo nginx, e não deixá-lo para o Apache.
Nesta área, você poderá especificar as configurações para um servidor proxy reverso nginx que executará à frente do Apache fazendo com que suas diretivas anularão as configurações padrões do nginx do servidor.
Na opção "Aplicativos" é possível realizar o gerenciamento dos aplicativos instalados em seu domínio desde a criação até alterações e remoção.
Nesta tela, é possível visualizar e instalar aplicativos gratuitos e comerciais em seus websites.
O Plesk possui diversos aplicativos que requerem apenas alguns cliques para serem instalados em seu website.
Dentre os mais conhecidos destes aplicativos, por exemplo, é possível a instalação dos seguintes:
Para Instalar os aplicativos basta clicar na aba " Instalar" e escolher a "Instalação Por Versão" ou a "Personalizada" (versão mais recente).
No Gerenciador de Arquivos disponibilizado para cada domínio, é possível:
WHOIS é um protocolo TCP específico para consultar informações de contato e DNS sobre entidades na internet.
Nesta opção, é possível consultar as informações de contato e DNS de seu domínio.
A opção "Certificados SSL" é utilizada para realizar a solicitação e upload de um certificado SSL para seu domínio.
A solicitação é gerada através de um arquivo CSR que contém as informações sobre o domínio que você especificou no formulário. Você pode enviar a solicitação à uma autoridade certificadora para que ela faça a emissão de um certificado para você. Então, você deverá efetuar seu upload utilizando um dos formulários de upload disponibilizados nesta área.
É possível também a utilização de certificados autoassinados, porém eles são menos confiáveis e considerados menos seguros.
Clique aqui para seguir passo a passo de como instalar certificados SSL
Na opção em questão é possível a criação de diretórios protegidos, onde você especifica um usuário, senha e o diretório que encontra-se no servidor limitando o acesso a ele.
Nesta opção, é possível copiar os arquivos de website em outro de seus sites hospedado nesta conta ou em um armazenamento FTP.
Esta cópia é útil para a criação de um ambiente de testes e permitir que seus projetistas e programadores trabalhem sem interromper as operações do site de produção.
Na opção Logs é possível verificar e gerenciar os registros de acesso, alertas e erros de seu domínio.
Nesta opção, é possível efetuar o download dos logs pelo tipo, configurar sua rotação e realizar a remoção se desejável.
Os usuários da web são contas de usuários limitadas que não podem efetuar login no Plesk. Eles têm acesso apenas a um diretório que se encontra em um de seus sites onde hospedam seus sites lá.
Os sites de usuários da internet podem ter endereços como www.example.com/~username.
Nesta página, é possível adicionar usuários e configurar o suporte que cada usuário possuirá (PHP, CGI, FastCGI).
Git é um sistema de controle de versão de arquivos. Através deles podemos desenvolver projetos na qual diversas pessoas podem contribuir simultaneamente no mesmo, editando e criando novos arquivos e permitindo que os mesmos possam existir sem o risco de suas alterações serem sobrescritas.
Nesta opção, é possível configurar este sistema para seu domínio.