Como habilitar o gerenciamento web do servidor Tomcat?

Como habilitar o gerenciamento web do servidor Tomcat?

O Tomcat Manager é uma aplicação web do Tomcat em que é possível gerenciar o servidor e as aplicações remotamente, através de uma interface web.

Criando um usuário

No arquivo de configuração que será criado, será configurado um usuário "admin" com a senha "sUaSenhAs3guRa". Este usuário terá acesso as seguintes Roles: admin, admin-gui, manager, manager-gui, manager-status, manager-script, manager-xml, admin-script. Se preferir, é possível habilitar somente as roles necessárias para o usuário.

1. Abra uma nova janela do "Terminal" ou execute o “Console” em seu painel;
NOTA: Para informações sobre como utilizar o console, acesse Como utilizar o Console no painel do CloudFlex?.


2. Edite o arquivo /var/tomcat/default/conf/tomcat-users.xml, apague todo o conteúdo do arquivo e, em seguida, cole o conteúdo abaixo:
<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>
<tomcat-users>
 <role rolename="manager"/>
 <role rolename="admin"/>
 <role rolename="admin-script"/>
 <role rolename="manager-gui"/>
 <role rolename="manager-script"/>
 <role rolename="manager-xml"/>
 <role rolename="manager-status"/>
 <role rolename="admin-gui"/>
 <user username="admin" password="sUaSenhAs3guRa" roles="admin,admin-gui,manager,manager-gui,manager-status,manager-script,manager-xml,admin-script"/>
</tomcat-users>


3. Libere o acesso a conexão remota ao Tomcat Manager. Para isso, crie ou edite o arquivo /var/tomcat/default/conf/Catalina/localhost/manager.xml e cole o conteúdo a seguir.
NOTA: O campo “allow” define quais os endereços terão acesso à conexão remota ao Tomcat Manager. No exemplo abaixo, estão liberados todos os endereços. Para liberar o acesso somente a um endereço específico ou rede, substitua o conteúdo entre aspas pelo endereço desejado:
<Context privileged="true" antiResourceLocking="false" 
  docBase="${catalina.home}/webapps/manager">
 <Valve className="org.apache.catalina.valves.RemoteAddrValve" allow="^.*$" />
</Context>


4. Libere o acesso a Role host-manager. Para isso, altere o arquivo /var/tomcat/default/webapps/host-manager/META-INF/context.xml. Assim como no passo anterior, será necessário definir o campo allow:
<Context antiResourceLocking="false" privileged="true" >
 <Valve className="org.apache.catalina.valves.RemoteAddrValve" allow="^.*$" />
</Context>


5. Reinicie o serviço do Tomcat:
service tomcat restart


6. Agora é possível acessar a interface de Administração Web do Tomcat através do endereço http://SuaConta.hospedagemweb.net.
NOTA: substitua SuaConta pelo ID (login).hospedagemweb.net do seu servidor.

Tomcat0.png


NOTAS:
  • O Gerenciamento de aplicações Web do Tomcat pode ser acessado pelo botão Manager App na página inicial, ou então, diretamente pelo link http://SuaConta.hospedagemweb.net/manager/html
Tomcat02.png


  • Também é possível acessar o Tomcat Host Manager pelo botão Host Manager na página inicial ou diretamente pelo link http://SuaConta.hospedagemweb.net/host-manager/html/
Tomcat003.png