Como funciona o upgrade de memória no CloudFlex sem reboot?

Como funciona o upgrade de memória no CloudFlex sem reboot?

Como funciona o upgrade de memória no CloudFlex sem reboot?

No CloudFlex, é possível fazer upgrade da memória (RAM) sem reiniciar o servidor, de acordo com as seguintes regras:

1. Sistema Operacional

Windows: é possível expandir a memória sem reboot até 40 GB.
Linux:
  • Sistemas operacionais Linux de 64-bits tornam-se instáveis quando a memória física passa de um valor menor que 03 GB para valores acima de 03 GB. Para evitar esse problema, em upgrades de memória que passam da marca de 03 GB, o sistema faz a reinicialização do cloud server.
  • Exemplos:
    • upgrade de 01 GB para 02 GB, não requer reboot
    • upgrade de 01 GB para 03 GB, requer reboot
    • upgrade de 02 GB para 03 GB, requer reboot
    • upgrade de 03 GB para 04 GB, requer reboot
    • a partir de 04 GB, é possível expandir a memória sem reboot até 40 GB.
  • Para mais informações acesse: https://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2008405


2. vCPU

Cada vCPU tem capacidade máxima para 5 GB de memória. Sendo assim, se for necessário alterar de 5 GB para 6 GB, por exemplo, será preciso contratar mais vCPU e o servidor deverá ser reinicializado. Porém, quando a configuração de memória é alterada sem modificação do limite de vCPU - observando-se as regras do Sistema Operacional -, o upgrade é feito sem reboot.


Para alterar a memória do CloudFlex, siga os passos abaixo:

1. Acesse o Painel do CloudFlex através do endereço http://console.cloudflex.com.br/;


2. Em "Status dos Cloud Servers", clique sobre o ícone correspondente ao cloud server desejado ou utilize a ferramenta de pesquisa;
Status CF.png


3. Em “Recursos do Cloud Server”, clique no botão “Configuração”;
Cor16.png


4. O limite de memória atualmente contratado é informado logo acima do cursor da barra. Caso queira alterar o limite de memória, mova o cursor da barra para a quantidade que deseja e clique no botão “Alterar”.
NOTA: A calculadora localizada à direita da tela demonstrará a Estimativa de Gasto Mensal automaticamente a cada alteração, permitindo a simulação de diferentes configurações.
CFreboot1.png


5. No resumo de alterações, haverá as seguintes informações:
  • Relação de Recursos da Contratação Atual: recursos atuais e estimativa de gasto mensal do cloud server com a configuração atual.
CFconfig03.png


  • Relação de Recursos da Nova Contratação: recursos da nova contratação e estimativa de gasto mensal do cloud server com a nova configuração.
CFconfig04.png


  • Balanço das Alterações: são listados os novos recursos contratados ou que tiveram upgrade. Já em caso de downgrade ou cancelamento de recursos, o valor referente às horas não utilizadas será inserido como crédito nesta tabela. Caso o total do balanço das alterações seja positivo, será enviado por email um boleto para pagamento. Se o saldo for negativo, o valor será lançado como crédito na próxima fatura.
CFconfig005.png


6. Para finalizar a alteração, marque a opção “Aprovo a alteração…” e clique em “Confirmar”.
CFconfigur06.png