Como configurar o DNS do seu domínio na Cloudflare?

Como configurar o DNS do seu domínio na Cloudflare?

A Cloudflare oferece vários níveis de segurança para o serviço de DNS dos domínios e, na grande maioria dos casos, a opção gratuita já é suficiente. Para aqueles sites que necessitam de segurança adicional, há várias opções de proteção do DNS, para suportar ataques e minimizar riscos de indisponibilidade do seu site.

Existem diversos provedores de serviços de DNS e a CentralServer apresenta a Cloudflare como uma das opções para a sua escolha. Um benefício adicional de fazer uso do serviço de DNS da Cloudflare é a facilidade de integrar seu site com o serviço de CDN que eles oferecem.

O que é a Cloudflare?

A Cloudflare é uma CDN (Content Delivery Network), isto é, uma rede de entrega de conteúdo que protege, acelera e melhora a disponibilidade de um website ou aplicação. A partir de uma mudança no DNS, o tráfego de rede é roteado da melhor forma possível para otimizar a entrega do seu conteúdo web para seus usuários. A Cloudflare também protege seu website de requisições abusivas e bloqueia alguns tipos de ataques.

Para mais informações sobre a CloudFlare, visite o site: http://www.cloudflare.com/

Overview.png

Criando sua conta e adicionando seu site na Cloudflare

Siga os passos abaixo para criar sua conta na Cloudflare e configurar seu primeiro domínio na ferramenta.

1. Acesse o endereço https://www.cloudflare.com/a/sign-up, preencha os campos e clique no botão Create Account;
Cloudflare01.png


2. Na tela que se segue após o cadastro, será necessário inserir o domínio do seu website e clicar no botão Begin Scan para que a ferramenta encontre todas as entradas de DNS relacionadas ao seu site.
Cloudflare02.png


3. Ao final do processo, clique no botão Continue;
Cloudflare03.png


4. Serão listados os DNS encontrados, com a indicação de quais registros podem ter seu tráfego acelerado e protegido pelo sistema da Cloudflare (Icon-cloud-on.png) e os que utilizarão somente a estrutura de DNS (Icon-cloud-bypass.png). Nesse passo, você poderá definir quais registros irão utilizar a estrutura de serviços do Cloudflare.
Cloudflare004.png


NOTA: Caso algum registro não tenha sido listado pela ferramenta, há a possibilidade de adicionar entradas adicionais por meio do botão Add Record.


5. Em seguida, selecione o plano da CloudFlare que melhor atende a demanda do seu negócio. Recomendamos que seja selecionado o plano gratuito e, caso necessite de mais funcionalidades, você pode migrar para planos pagos posteriormente. O plano gratuito cobre os principais recursos para o gerenciamento do DNS.
Cloudflare05.png


6. Para que a Cloudflare possa ter acesso ao tráfego de rede do seu website, é necessário reconfigurar os nomes dos servidores de DNS na entidade de registro do domínio, conforme a tela a seguir, onde são a Cloudflare indica quais são os nomes dos servidores atuais e para os quais você deverá trocar.
Cloudflare06.png


NOTA: A troca dos DNS do domínio não precisa ser realizada durante a configuração da sua conta na Cloudflare. Você pode completar os passos da configuração e depois realizar a modificação na entidade de registro.


7. Para concluir, clique no botão Continue.


8. Parabéns! Sua configuração de DNS foi realizada. Na tela de visão geral, você poderá conferir as configurações gerais e modifica-lás, caso necessário.
Cloudflare07.png


Mais informações

Para mais informações sobre a utilização e configurações avançadas, recomendamos que consulte a página do suporte da Cloudflare: https://support.cloudflare.com/hc/en-us.